sábado, 23 de junho de 2012

As influências da resistência negra na literatura e no cinema

Anteriormente, a equipe do Evolução África já havia exposto uma pequena lista de filmes e livros sobre os afrodescendentes. No entanto, especificamente nessa postagem, daremos enfoque às influências da resistência negra e da ideia de liberdade na literatura e cinema mundiais. Dessa forma, pretendemos demonstrar como as lutas africanas em prol de reconhecimento e dignidade foram incorporadas em diversas manifestações artísticas, desde o período da ecravidão até os dias atuais.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

I SILIAFRO - I Seminário internacional de Literatura Afrolatina


I SILIAFRO é um evento bienal que ocorre entre os dias 24,25,26 e 27 de outubro de 2012 e  têm por objetivo promover o debate em torno da reflexão sobre a cultura afrolatina. Sua principal intenção é criar um espaço para a interação de pesquisadores, professores, jovens e amantes da literatura afrolatina.
O local do evento é a Universidade Federal de Uberlândia
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica
Uberlândia – MG / CEP: 38408-100
Telefone: (34) 3239-4516
E-mail: siliafro@gmail.com.

O formulário de inscrição e outras informações importantes podem ser encontradas no site www.ileel.ufu.br/siliafro

Curta-Metragem: O Xadrez das Cores


Parte 1 do curta-metragem "O Xadrez das Cores": (2004, 21 minutos), dirigido por Marco Schiavon.
O vídeo narra a história de uma senhora branca que fica sob a guarda de uma empregada doméstica negra. A idosa não faz questão nenhuma de disfarçar seu racismo e utiliza o jogo de xadrez para humilhar a funcionária. No entanto, é justamente esse jogo que nos faz refletir a respeito das diferenças entre as personagens. Será que a primeira imagem que temos das duas é a que permanece? Para saber, vocês precisam assitir e meditar sobre o assunto. Aproveitem!

Biografia: Rosa Parks



Rosa Parks

Com um gesto simples, mas de grande significado, no dia 1 de dezembro de 1955 em Montgomery, estado do Alabama (EUA), Rosa Parks, uma costureira negra de 42 anos, entrou para a história ao se recusar a ceder seu lugar num ônibus para um homem branco que exigia que ela se retirasse para ele poder se acomodar.

Naquela época a segregação racial era permitida pelas leis norte-americanas e, principalmente nos estados do sul, havia leis que proibiam os negros de frequentar alguns locais ou restringiam o acesso a transportes e acomodações em locais públicos e restaurantes.
Rosa Parks foi presa e recebeu uma multa por se recusar a levantar, mas seu ato foi o pontapé inicial para que o reverendo Martin Luther King Jr. organizasse um boicote em massa de 381 dias contra as companhias de ônibus locais iniciando uma grande reviravolta na história dos EUA e do mundo todo.



Rosa precisou enfrentar ameaças de morte, humilhações e teve até de se mudar de estado por não conseguir arranjar emprego, mas seu papel já havia sido feito e por seu ato de coragem ela é ate hoje considerada a mãe do movimento moderno pelos direitos civis.
Ao sair do Alabama, em 1957, Rosa Parks já era símbolo do movimento liderado por Martin Luther King Jr. e fazia parte da NAACP, uma das mais respeitadas e antigas organizações na luta pela igualdade racial nos EUA.
Em 1999 Rosa recebeu das mãos do então presidente Bill Clinton a mais alta honraria oficial concedida pelo governo a um civil norte-americano, a Medalha de Ouro do Congresso. Além desta e de outras honrarias, Rosa também foi premiada com a Medalha Presidencial pela Liberdade em 1996 e em 2000 foi inaugurado um museu com seu nome em Montgomery.
Rosa Parks nasceu em 4 de fevereiro de 1913 em Tuskegee, Alabama e morreu em 24 de outubro de 2005 em Detroit.

Fonte :
Mais sobre Rosa Parks:

Biografia: Martin Luther King Jr



Martin Luther King , Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

Biografia:
Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia).Formou-se em sociologia na Morehouse College em 1948 e,em  1951 no seminário do   Teólogo Crozer,tornando-se pastor em 1954.Em 1953,casou-se com Coretta Scott King com quem teve quatro filhos.Em 1957,liderou a fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul (CLCS, ou em inglês, SCLC, Southern Christian Leadership Conference),que lutava pelos direitos civis.King manteve-se à frente da CLCS até sua morte, o que foi criticado pelo mais democrático e mais radical Comitê Não Violento de Coordenação Estudantil (CNVCE, ou em inglês, SNCC, Student Nonviolent Coordinating Committee). O CLCS era composto principalmente por comunidades negras ligadas a igrejas batistas.





Na década de 1960, Luther King liderou várias marchas de protesto e manifestações pacíficas em defesa dos direitos iguais entre brancos e negros e o fim do preconceito e da discriminação racial. Em 14 de outubro de 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em função de seu trabalho, combatendo pacificamente o preconceito racial nos Estados Unidos. Em 1967, fez vários discursos protestando contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Em 1968, organizou a Campanha dos Pobres, pregando a justiça social e econômica. - Em função de sua atuação social e política, Luther King despertou muito ódio naqueles que defendiam a segregação racial nos Estados Unidos. Durante quase toda sua vida adulta, foi constantemente ameaçado de morte por estas pessoas e grupos sendo assassinado na manhã de 4 de abril de 1968,por um homem branco.  Sua atuação política e social foi fundamental nas mudanças que ocorreram nas leis dos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. As leis segregacionistas foram caindo, dando espaço para uma legislação mais justa e igualitária. Embora sua atuação tenha sido nos Estados Unidos, Luther King é até hoje lembrado nos quatro cantos do mundo como símbolo de luta pacífica pelos direitos civis.
Discurso de Matin Luther King
"Eu Tenho um Sonho" (em inglês: "I Have a Dream") é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista político estadunidense Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. O discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Feito em frente a uma platéia de mais de duzentas mil pessoas que apoiavam a causa, o discurso é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX numa pesquisa feita no ano de 1999. De acordo com o congressista John Lewis, que também fez um discurso naquele mesmo dia como o presidente do Comitê Estudantil da Não-Violência, "o Dr. King tinha o poder, a habilidade e a capacidade de transformar aqueles degraus no Lincoln Memorial em um púlpito moderno. Falando do jeito que fez, ele conseguiu educar, inspirar e informar [não apenas] as pessoas que ali estavam, mas também pessoas em todo os EUA e outras gerações que nem sequer haviam nascido."

sábado, 16 de junho de 2012

Biografias - grandes personalidades da cultura afrodescendente

Seguem algumas biografias de afrodescendentes que se destacaram durante suas tragetórias de vida e que influenciaram a cultura brasileira e mundial através de exemplos de coragem, heroísmo, humildade e sabedoria.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Vídeo da música "Preta"


Vídeo elaborado pelos alunos da 8ª J sobre a música "Preta" (Daniela Mercury), com fotos do passeio na cidade de Cachoeira.

domingo, 10 de junho de 2012

Pesquisa sobre Marrocos


http://www.clickgratis.com.br/blog-clickgratis/wp-content/uploads/2012/05/marrocos-turismo-3.jpg
Segue uma pesquisa sobre Marrocos elaborada pelo grupo 1:

Feminismo em Gana: King Peggy de Otuam

Peggy Bartels, também conhecida como "Rei Peggy" (King Peggy), é atualmente a Rainha de Otuam, Gana. Ela foi escolhida para ser uma das três mulheres que se tornaram rainhas em Gana, e quando descobriu que machistas apenas a queriam como uma figura, ela disse: "Eles estavam me tratando como se eu fosse uma cidadã de segunda classe porque sou mulher. " Eu disse: Absolutamente não, você não irá fazer isso com uma mulher!" Quando ela encontrou corrupção e a ameaça de desvio de recursos para os fundos reais, declarou: "Eu vou chutar o saco deles tão forte que seus olhos vão saltar!"
Rei Peggy mantém seu trabalho na embaixada de Gana em Washington, D.C. enquanto faz o possível em Otuam, instalando poços para produzir água potáve; aplicando e reforçando leis de encarceramento para lidar com a violência doméstica; repondo os cofres reais, criando impostos na indústria da pesca de Otuam para melhorar a vida na aldeia; e selecionando três mulheres para seu conselho.
"Ninguém tem o direito de dizer 'Você é uma mulher, não pode fazer isso ou aquilo'", ela insiste. "Você pode fazer isso. Esteja preparada para aceitar isso quando a chamada vier."




King Peggy book coverAgora ela está contando sua tragetória de vida em uma autobiografia recém-lançada, "King Peggy: Uma Secretária americana, seu destino Real", e a história inspiradora de como ela mudou uma vila Africana, obra escrita em parceria com Eleanor Herman.

Fonte: Reportagem traduzida para o português da edição Primavera/Verão da revista Ms. Magazine.

Pesquisa sobre Níger


Segue uma pesquisa sobre o Níger elaborada pelo grupo 1:

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Influência negra na cultura brasileira e mundial

A partir dessa unidade, daremos enfoque ao nosso tema do Projeto África: "como a resistência negra contribuiu para fortalecer a ideia de liberdade no Brasil". Dessa forma, é importante mencionar as influências das lutas abolicionistas e do combate ao preconceito na música, literatura, cinema e poesia mundiais. A seguir, separamos alguns desses exemplos, com destaque para a inflência exercida no Brasil.