quinta-feira, 30 de agosto de 2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As Máscaras Africanas

As máscaras sempre foram as protagonistas indiscutíveis da arte africana. A crença de que possuíam determinadas virtudes mágicas transformou-as no centro das pesquisas. O fato é que, para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos. Serviam também para identificar os membros de certas sociedades secretas.


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Iniciativas a favor da Igualdade Racial

Nas lutas pela igualdade racial e no combate ao preconceito, destacamos as iniciativas realizadas pelo governo, pela Igreja e por organizações não governamentais. Nessa postagem, apresentaremos ao trabalho desses setores sociais e, por fim, iremos refletir sobre a importância de cada um deles.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

USA For Africa: Uma campanha de ajuda ao continente africano

USA For Africa (United Support of Artists for Africa) foi uma campanha que contou com a colaboração de 45 artistas norte-americanos, liderados por Herry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie. Eles gravaram o compacto ''We Are The World" em 1985, que alcançou a primeira colocação na parada de Sucessos dos EUA e Reino Unido em abril do mesmo ano. Acompanhe o vídeo da Música a seguir.

Relação histórica, econômica, social e cultural da África com o Brasil e a Bahia:

 Acompanhe este pequeno texto elaborado pela equipe do Evolução África, não deixe de comentar!

Combate à desnutrição é desafio, diz brasileiro em missão ao Sudão do Sul

 

Imagem de 26 de julho mostra a sudanesa Akim Faha segurando a filha Tuna Osman em um dos hospitais de campo do Médicos sem Fronteiras no campo de refugiados de Batil, no Sudão do Sul (Foto: AFP)

A seguir, reportagem do G1: Campos de refugiados do país registram até 5 mortes de crianças por dia.
Temporada de chuvas aumentou casos de malária, diz Guilherme Gontijo. (Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/08/combate-desnutricao-e-desafio-diz-brasileiro-em-missao-no-sudao-do-sul.html)

sábado, 4 de agosto de 2012

Recôncavo Baiano: Legado Afro-Brasileiro

Confiram o texto informativo sobre o Recôncavo Baiano e suas respectivas manifestações culturais, as quais representam um legado para os afro-brasileiros e preservam grande parte da identidade cultural do Brasil. Não esqueçam de comentar!

"A cultura expressa a grande diversidade étnico-racial do Recôncavo, lugar onde o Brasil nasce e se forja com uma conjugação de povos e culturas, dominações socioeconômicas e culturais, gerando um ambiente onde a dor, a saudade, o trabalho árduo, a esperança e a fé tornam-se ingredientes e condimentos que elaboram a vida e a temperam com cores sabores, sons, texturas, formas e aromas tramadas nas culinárias, manifestações religiosas, festas populares, celebrações do trabalho, da fartura e da natureza, lutas e enfrentamentos, traduzidas nas simbologias diversas que hoje constituem a grande riqueza dos povos e do território do Recôncavo". 

(ROCHA, Val. et al,  Programação cultural da Reunião Regional da SBPC; UFRB, 2010, p.5 )

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Conhecendo as raízes



A Equipe do Evolução África recomenda a leiura do seguinte texto como forma de refletir, não apenas sobre as nossa raízes afro-brasileiras, mas sobre o que estamos fazendo para mudar a realidade excludente e etnicamente desigual que ainda caracteriza a sociedade brasileira. Precisamos "descolonizar nossas mentes", portanto, qualquer iniciativa nesse sentido começa a partir da educação e da valorização cultural.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Combate ao preconceito racial




A equipe do Evolução África elaborou um texto abordando as iniciativas necessárias para o combate ao preconceito étnico, abrangendo também propostas para a instituição de uma sociedade efetivamente igualitária e democrática.