terça-feira, 10 de junho de 2014

[FIXO] Cachoeira: cidade patrimônio histórico brasileiro

Cachoeira é considerada uma das jóias do patrimônio histórico brasileiro, com lindos casarões e igrejas riquíssimas – algumas delas do barroco tardio. Situada no Recôncavo Baiano, às margens do Rio Paraguaçu, a cidade recebeu grande influência da cultura africana, além de estar fortemente ligada ao processo de independência do país, sendo reconhecida pelo IPHAN como Monumento Nacional.

História
A cidade da Cachoeira tem muita história para contar. Em 1531, na expedição de Martim Afonso de Souza, o fidalgo português Paulo Dias Adorno, ficou na Bahia com o objetivo de colonizar e iniciar o plantio de cana-de-açúcar. Adorno, juntamente com Rodrigues Martins, buscou exatamente as terras à margem esquerda do Paraguaçu, onde poderiam, sem dificuldades, entrar e sair com suas embarcações. Essa era uma região privilegiada para o plantio.
Localizada às margens do rio Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, a cidade encontra-se em uma região privilegiada para o plantio. Desde o início, desenvolveu a cultura da cana-de-açúcar e do tabaco, produtos de exportação que impulsionaram o potencial econômico da cidades, contemplados no município, em virtude do clima e solo propícios da região. O impulso ao progresso deu-se pelo privilegiado Porto da Cachoeira, que fazia a ligação entre o Recôncavo e o Sertão na união das riquezas: gado e ouro.



Devido à sua localização estratégica, um entroncamento de importantes rotas que se dirigiam ao sertão, ao recôncavo, às minas gerais ou à Salvador, a então capital da colônia, logo passou a se enriquecer e, em 1698, tornou-se Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira do Paraguaçu – o nome se dá por se situar próxima às quedas d’água presentes na cabeceira do Rio Paraguaçu.

O comércio crescia rapidamente, tornando Cachoeira uma das cidades mais ricas, populosas e importantes do país, posição que manteve até meados do século XIX, com uma ativa participação na vida política do Império.

O desenvolvimento do cultivo de cana-de-açúcar, da mineração de ouro no Rio das Contas e a intensificação do tráfico pelas estradas reais e pela navegação do Rio Paraguaçu colaboraram para o rápido desenvolvimento econômico da região, a partir do século XVIII. Já no início de 1800, a sociedade cachoeirana detém grande influência política e participa ativamente das guerras pela Independência da Bahia, em 1821, constituindo a Junta de Defesa.

Em 1885, uma ponte metálica passou a ligar Cachoeira à cidade de São Felix, localizada à margem direita do rio.

Devido a sua intensa participação política, tornou-se conhecida como Cidade Heróica, pela coragem e audácia de seus filhos que muito lutaram pela Independência da Bahia e do Brasil. No ano de 1971, recebeu o título de Cidade Monumento Nacional.

Durante o período escravista, a significativa presença de africanos e afrodescendentes interagindo com europeus de variadas nacionalidades, é um dos fatores que originou a riqueza e a diversidade da cultura popular em Cachoeira. Essa interação encontra-se presente no sincretismo religioso, o qual é fortemente representado pela cultura afro-brasileira e pelas manifestações do catolicismo.

Atrações turísticas:
* Rio Paraguaçu
* Vila de Belém de Cachoeira (distrito municipal, a 7km do centro de Cachoeira)
* Capela Nossa Senhora da Penha
* Convento de Santo Antônio do Paraguaçu
* São Francisco do Paraguaçu
* Imperial Ponte Dom Pedro II
* Convento e Igreja Nossa Senhora do Carmo
* Aniversário da cidade (13 de março).
* Semana Santa
* Festa do Divino (maio)
* São João/Feira do Porto (21 a 25 de junho)
* Data Magna (25 de Junho) – Cachoeira como Capital do Estado da Bahia.
* Festa de Nossa Senhora da Boa Morte (1ª quinzena de agosto)
* Festa de São Cosme e Damião (27 de setembro)
* Festa de Nossa Senhora do Rosário (1ª quinzena de outubro)
* Festa de Nossa Senhora D’Ajuda (1ª quinzena de novembro)
* Festa de Santa Cecília (2ª quinzena de novembro)
* Festa de Santa Bárbara (4 de dezembro)
* Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração do Monte Formoso


Curiosidades
A vila foi elevada à categoria de cidade por decreto imperial em 13 de março de 1873 (Lei Provincial n° 43).
Cachoeira é considerada Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN).
Ela também é a 2ª capital da Bahia. Por lei, (Lei Estadual n.º 10.695/07) o governo estadual é transferido para Cachoeira num reconhecimento histórico pelos feitos da cidade ao Brasil.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ao visitar a cidade de Cachoeira, me senti viva na cultura afro-brasileira existente na Bahia, principalmente, por ela fazer parte de uma das cidades que mais preservou a identidade histórica presente na política,religião e na cultura, tendo grande contribuição para as lutas de resistência em busca da independência do Brasil!

    Aline Jambeiro n°02

    ResponderExcluir