terça-feira, 31 de julho de 2012

Iniciativas para combater o preconceito racial e social:

Leiam esse texto escrito pelo G5 (Nathan, Nathalia, Milena, Rachel, Patrícia, Pedro) sobre as iniciativas para o combate ao preconceito racial e social. Não deixem de comentar!
 
"Se desejamos combater o preconceito injusto e a discriminação indevida, a solução não é impor igualdade mascarada e fictícia por intermédio de leis. A solução é admitir e esclarecer as diferenças, as aparências e as realidades para que o sistema de defesa humano as compreenda e não rejeite o que for normal e saudável. Tentar impor qualquer tipo de igualdade, por força de lei, é semear a falsidade, a hipocrisia, o desrespeito e, por consequência, a violência. Amar não é simples­mente compreender, tolerar e querer bem ao próximo. Amar o próximo é também ter a coragem de repreendê-lo para que se torne bem-sucedido como ser humano e cidadão.”

O preconceito é uma herança milenar, tanto que alguns especialistas afirmam: ‘’É biologicamente natural do ser humano sentir preconceito em relação à quem é diferente, pois temos a tendência de nos relacionar com os nossos semelhantes.” É claro que ninguém deve recuar diante das iniciativas de combate ao preconceito somente porque é uma herança dos nossos antepassados; as pessoas precisam ter consciência de que a discriminação é um assunto sério e, acima de tudo, é crime. Cotas nas universidades para os negros, por exemplo, não seria um tipo de preconceito racial? Essa resolução imediatista  prejudica a noção de cidadania dos negros, inferiorizando-os perante à população branca. Resta saber, no entanto, se o Brasil está preparado para assumir outra postura diante do déficit educacional senão as medidadas paliativas. Encontramos também  vários exemplos de atitudes preconceituosas indiretas por todos os lados, é só observar atentamente. Então,o que fazer para dar um basta  nisso? Um trecho do livro ‘’Renasce Brasil’’, projeto inspirado na ética bíblica, conclui:
"Assim como levamos anos cultivando e preservando o preconceito, agora, para extraí-lo das nossas raízes, pode não ser tão rápido. Mas se tentarmos, conseguiremos um Brasil muito melhor e VERDADEIRAMENTE livre de todo o tipo de preconceito".

7 comentários:

  1. E eu ainda citaria a mídia como uma propagadora de preconceito ao exibir novelas, revistas, programas que omitem e/ou limitam (e muito) a participação da população negra e mestiça. Criam uma imagem de que para ser belo, tem que ser branco. E as pessoas aceitam essa ideia, não reagem, e eles, os "magos" da mídia, continuam vendendo essa imagem. Até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo concordar. A mídia é realmente uma propagadora do preconceito,talvez quando eles diminuirem essa propagação o preconceito diminua também. Obrigada pelo comentário :)
      - Nathalia Saravy,n° 23.

      Excluir
  2. Muito interessante a postagem. É essencial provocar essa conscientização,principalmente no público jovem.

    - Nathan Ribeiro,nº 24.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente, o preconceito é algo normal que é transmitido por diversos meios, por isso muitas pessoas tem esse defeito e passam de geração em geração como pode ser visto muito bem no filme histórias cruzadas. Apesar de estar sendo extinguido muito rápido, ainda a muita coisa para se fazer com o preconceito.
    Lucca Teles - 17 8ª J

    ResponderExcluir
  4. muito bom texto, estão de parabéns, e concordo com "babkas" quando diz sobre a mídia, realmente os estereótipos que a mídia impõe também influenciam e muito as opiniões públicas

    ResponderExcluir
  5. Acho fundamental disseminar a diferença entre "somos todos iguais" e "todos devem ser respeitados". Não somos todos iguais porém, nossa peculiaridades é quem dão identidade ao nosso povo. Penso que enquanto insistirmos em mostrar igualdade entre os desiguais, forçar estereótipo como melhor ou pior,jamais vamos conseguir entender a real importância do simplesmente existir e fazer parte da grande composição humana.Se faz necessário mostrar claramente o quão é interessante termos diversidades de culturas, raças, crenças, classes sociais e etc.,é justamente diante do universo diversificado que conseguimos desenvolver padrões de conduta ética e moral.Reflito nesse aspecto o assunto tão bem colocado aqui.

    ResponderExcluir