sábado, 23 de junho de 2012

As influências da resistência negra na literatura e no cinema

Anteriormente, a equipe do Evolução África já havia exposto uma pequena lista de filmes e livros sobre os afrodescendentes. No entanto, especificamente nessa postagem, daremos enfoque às influências da resistência negra e da ideia de liberdade na literatura e cinema mundiais. Dessa forma, pretendemos demonstrar como as lutas africanas em prol de reconhecimento e dignidade foram incorporadas em diversas manifestações artísticas, desde o período da ecravidão até os dias atuais.


   Para o Projeto África, cada turma da 8ª série ficou encarregada de elaborar o blog e a apresentação final sobre um capítulo do livro "Uma História da Cultura Afro-Brasileira". O tema da 8ª J é o seguinte:

COMO A RESISTÊNCIA NEGRA CONTRIBUIU PARA FORTALECER A IDEIA DE LIBERDADE NO BRASIL

 Relação de livros associados ao tema em questão:

  1. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil 

http://www.livrarialeitura.pt/images/products/00000211460.JPGISBN: 9788571645967 
IDIOMA: Português 
ENCADERNAÇÃO: Brochura 
FORMATO: 16 x 23 
PÁGINAS: 510 
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 1996 
ANO DE EDIÇÃO: 1996 
EDIÇÃO:   
AUTORES: João José Reis e Flávio dos Santos Gomes

Sinopse:
O livro aborda a importância dos quilombos e da resistência negra no período da escravidão. Reúbe especialistas em temas vinculados a escravidão, no total, são dezessete autores, os quais apresentam suas versões sobre os quilombolas. A obra expôs como era organizada, de sul a norte do país, as fugas escravas em busca de liberdade e dignidade. Além disso, a coletânea discute as projeções das resistências escravas na sociedade brasileira.
   
"Liberdade por um fio" trata ainda sobre a existência dos quilombos em território brasileiro, atuando como grande exemplo de resistência africana às ordens impostas à população escrava. Entre as façanhas citadas pelo livro, estão a invasão de cidades e vilas; o ataque a garimpos, engenhos e fazendas; além de diferentes métodos utilizados por eles para  alcançar o ideal de liberdade - tão ambicionado pelo negros escravizados.
  
A obra também desmistifica alguns conceitos cativados para com os quilombos, ao que se refere ao seu desenvolvimento político e de seus habitantes, além do governo centralizado que existia nas comunidades. Tendo como destaque a busca pela liberdade, o livro aborda a realidade das organizações quilombolas; seus conflitos e  suas revoltas, realizando assim um panorama  sobre a escravidão e a resistência negra.


Fonte(s):
      2. A hidra e os pântanos


 




AUTOR: Flávio dos Santos Gomes
EDITORA: Unesp
CATEGORIA: Geografia e Historia / Historia do Brasil
  



Sinopse:


Durante o período escravista, o Brasil teve o maior número de povoamentos de escravos fugitivos, conhecidos como quilombos ou mocambos, os quais constituem o tema do livro. Nenhuma outra região das Américas possuíu tantos. Essa obra, além da participação dos africanos, esclarece o papel dos indígenas e dos quilombolas, tanto nas relações de aliança e assistência mútua, como nas guerras abolicionistas. Pode-se afirmar, ainda, que " A Hidra e os Pântanos" consolida o autor como principal especialista em quilombos no Brasil. 

Além disso, o livro é baseado em pesquisas que abrangem diversas regiões brasileiras e suas fronteiras - Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Bahia e, sobretudo, Grão-Pará e Maranhão. Como um historiador, Flávio Gomes utiliza toda a sua base teórica para comparar os quilombos brasileiros entre si e com aqueles de outras regiões da Afro-América. Dessa forma, ele proporciona uma perspectiva mais abrangente sobre o tema, incluindo as nuances e semelhanças existentes entre os quilombolas latino-americanos.

Fonte(s):
http://books.google.com.br/books?id=Gr4h9zFm8XsC&printsec=frontcover&dq=a+hidra+e+os+p%C3%A2ntanos&hl=pt-BR&sa=X&ei=Pz_mT7SrFJS-0QG71vySCg&ved=0CDgQ6AEwAA#v=onepage&q=a%20hidra%20e%20os%20p%C3%A2ntanos&f=false
      
      3. A África na Sala de Aula: Visita à História Contemporânea


TÍTULO:   A  África na Sala de Aula - Visita à História Contemporânea
PÁGINAS:  680
EDIÇÃO:  1ª
TIPO DE CAPA:  BROCHURA
EDITORA:  Selo Negro
ANO:  2008
ASSUNTO:  Historia
IDIOMA:  Português
AUTORA: Leila Leite Hernandez
PREFÁCIO: Mia Couto


Sinopse:
O livro “A África na Sala de Aula: Visita à História Contemporânea” da historiadora Leila Leite Hernandez reúne os diversos temas e aspectos necessários para construir um diferente conceito sobre o continente africano e a forma como ele se expandiu pelo mundo, colaborando para a formação de diversas culturas, inclusive a brasileira.Já durante o prefácio, escrito pelo consagrado autor Mia Couto, destaca-se a desmistificação de uma África representada somente pela cor da pele, caracterizando um conceito pobre e medíocre sobre a real complexidade do continente e de seu povo.

Segundo Mia, enquanto os europeus e americanos são considerados entidades complexas, e um reservatório de conhecimento e cultura; os africanos tornaram-se facilmente explicáveis, citados somente em estudos étnicos e por razões antropológicas. Portanto, o livro aborda a complexidade da cultura e história africanas, descolonizando os ideais até então cultivados.

      4. “Afro-Brasileiros Hoje” de Darién J. Davis


TÍTULO:  Livro - Afro-Brasileiros Hoje
ISBN:  8587478095
PÁGINAS:  136
EDIÇÃO:  1º
TIPO DE CAPA:  BROCHURA
EDITORA:  Selo Negro
ANO:  2000
ASSUNTO:  Ciencias Sociais-Antropologia
IDIOMA:  Português
AUTOR: Darien J. Davis


Sinopse:
O livro faz uma crítica direta sobre a ideia de um país livre de preconceito e exclusão social, violências ainda presentes no Brasil. Ao fazer um paralelo entre a população afro-brasileira e os demais grupos étnicos quanto aos índices e taxas de mortalidade infantil, educação, emprego, violência policial, entre outros aspectos, o autor expõe o então desconhecido paradoxo existente entre a realidade e a visão equivocada das pessoas.
Tendo como base o verdadeiro cotidiano dos afrodescendentes no Brasil e a exclusão social existente desde o período abolicionista, a leitura do livro “Afro-Brasileiros hoje” é recomendada como forma de ampliar tais conhecimentos e levar o leitor a um processo de reflexão e mudança.


Fonte(s):
http://www.americanas.com.br/produto/258643/livros/cienciashumanasesociais/antropologia/livro-afrobrasileiros-hoje
Relação de filmes associados ao tema em questão:

             Amistad


ANO: 1997
DIRETOR: Steven Spielberg


Sinopse:
O filme trata sobre a questão da escravidão, onde negros capturados por espanhóis rebelam-se durante a viagem com destino à Cuba, matando grande parte da tripulação branca, e deixando apenas dois sobreviventes que prometeram levá-los de volta ao continente africano.
Contrariando a promessa, o navio acaba sendo levado às terras Norte-Americanas, o que dá início a uma revolta entre os donos do barco, a coroa espanhola e os comerciantes americanos, todos ambicionando a posse da “mercadoria”. A partir do fato há o envolvimento de um advogado e de um negro liberto,defendendo a liberdade dos tais africanos. A repercussão do caso alcança a mais alta instância da Suprema Corte Americana, onde ocorre o desfecho.

A obra, que é baseada em fatos reais, retrata de forma verdadeira e expressiva a realidade dos africanos permitindo, assim, conhecer a visão dos escravos em relação às dificuldades enfrentadas e à distância de suas origens; o processo de libertação dos escravos também eleva o potencial da obra quanto ao enredo.


Fonte(s):




Grito de Liberdade



Título original: "Cry Freedom"
Inglaterra, 1987, 157 minutos.
Denzel Washington - Steve Biko
Kevin Kline - Donald Woods
Josette Simon - Dr. Ramphele
Wabei Siyolwe - Tenjy
John Matshikiza - Mapetla
Juanita Waterman - Ntsiki Biko
Direção: Richard Attenborough
Roteirista: John Briley e Donald Woods (Livros).



Sinopse:



Esse filme, premiado com o Oscar da Academia de cinema de Hollywood, aborda a história de Steven Biko (Denzel Washington). Steven Biko foi um dos maiores ativistas negros da África do Sul (racista e segregada) contra o Apartheid. Era a favor da instituição de um novo modelo social, no qual negros e brancos pudessem viver em harmonia, tendo os seus direitos inalienáveis respeitados de forma igualitária.

No entanto, por criticar sistematicamente a segregação racial imposta pelos aristocratas da burguesia sul-africana e por defender a existência de apenas uma única raça (a raça humana), Biko foi assassinado e os seus sonhos bruscamente interrompidos. O jornalista branco Donald Woods (Kevin Kline) arrisca, então, a própria vida e a de sua família para levar ao mundo a nobre mensagem de Steven Biko. Enfim, esse filme representa o grito de liberdade de um povo oprimido por uma minoria segregacionista e traz como modelo a vida de um líder que influenciou o espírito revolucionário dos africanos. 

Malcolm X
        
http://filme-online-gratis.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/Malcolm-X-1992-.jpg 
 






Dirigido por: Spike Lee
Participação: Denzel Washington, Angela Bassett, Ossie Davis
Gênero: Biografia
Nacionalidade: EUA



Sinopse:


Esse filme é uma biografia do famoso líder afro-americano, Malcolm X (interpretado por Denzel Washington) que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Durante a juventude, foi um malandro de rua e acabou preso. Foi durante o período que passou na prisão que descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um discípulo messiânico de Elijah Mohammed (Al Freeman Jr.) e se torna um fervoroso orador do movimento.

Assassinado em 21 de fevereiro de 1965 por tentar mudar o rígido dogma da nação islã, ele foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista. Durante a maior parte de sua trajetória, Malcolm se dedicou à defesa dos afro-americanos, por isso, conseguiu conscientizar os brancos estadunidenses sobre seus crimes cometidos contra os negros. No entanto, foi acusado de propagar o racismo, a supremacia negra, o anti-semitismo e a violência. Apesar das controversas, é descrito frequentemente como um dos mais importantes e mais influentes negros da história. 

Fonte(s):


* Todas as sinopses foram elaboradas e adaptadas pela equipe do Evolução África*

Por: Ana Isabella Nascimento e Mariana Santana

2 comentários:

  1. Massa este post com as informações
    Joao freire

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosidade para saber o que aconteceu com os negros em países como Argentina, entre outros após a escravidão. Sumiram? Voltaram para África? O que os branquelos fizeram? Alguém sabe com certeza. Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir