quarta-feira, 20 de junho de 2012

Biografia: Martin Luther King Jr



Martin Luther King , Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

Biografia:
Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia).Formou-se em sociologia na Morehouse College em 1948 e,em  1951 no seminário do   Teólogo Crozer,tornando-se pastor em 1954.Em 1953,casou-se com Coretta Scott King com quem teve quatro filhos.Em 1957,liderou a fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul (CLCS, ou em inglês, SCLC, Southern Christian Leadership Conference),que lutava pelos direitos civis.King manteve-se à frente da CLCS até sua morte, o que foi criticado pelo mais democrático e mais radical Comitê Não Violento de Coordenação Estudantil (CNVCE, ou em inglês, SNCC, Student Nonviolent Coordinating Committee). O CLCS era composto principalmente por comunidades negras ligadas a igrejas batistas.





Na década de 1960, Luther King liderou várias marchas de protesto e manifestações pacíficas em defesa dos direitos iguais entre brancos e negros e o fim do preconceito e da discriminação racial. Em 14 de outubro de 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em função de seu trabalho, combatendo pacificamente o preconceito racial nos Estados Unidos. Em 1967, fez vários discursos protestando contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Em 1968, organizou a Campanha dos Pobres, pregando a justiça social e econômica. - Em função de sua atuação social e política, Luther King despertou muito ódio naqueles que defendiam a segregação racial nos Estados Unidos. Durante quase toda sua vida adulta, foi constantemente ameaçado de morte por estas pessoas e grupos sendo assassinado na manhã de 4 de abril de 1968,por um homem branco.  Sua atuação política e social foi fundamental nas mudanças que ocorreram nas leis dos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. As leis segregacionistas foram caindo, dando espaço para uma legislação mais justa e igualitária. Embora sua atuação tenha sido nos Estados Unidos, Luther King é até hoje lembrado nos quatro cantos do mundo como símbolo de luta pacífica pelos direitos civis.
Discurso de Matin Luther King
"Eu Tenho um Sonho" (em inglês: "I Have a Dream") é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista político estadunidense Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. O discurso, realizado no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Feito em frente a uma platéia de mais de duzentas mil pessoas que apoiavam a causa, o discurso é considerado um dos maiores na história e foi eleito o melhor discurso estadunidense do século XX numa pesquisa feita no ano de 1999. De acordo com o congressista John Lewis, que também fez um discurso naquele mesmo dia como o presidente do Comitê Estudantil da Não-Violência, "o Dr. King tinha o poder, a habilidade e a capacidade de transformar aqueles degraus no Lincoln Memorial em um púlpito moderno. Falando do jeito que fez, ele conseguiu educar, inspirar e informar [não apenas] as pessoas que ali estavam, mas também pessoas em todo os EUA e outras gerações que nem sequer haviam nascido."

Um comentário:

  1. Martin Luther King foi um grande homem, pois viveu numa época em que o pensamento era conservador e existia muito preconceito com os negros e por isso a sociedade era dividida entre uma parte negra, de baixas condições sociais, e a parte branca que geralmente detinham o poder, tendo melhores condições.
    Martin é um grande exemplo e referência muito atual, pois lutou, pacificamente, por direitos iguais para toda a sociedade e por conta dessa luta pacífica ele ganhou o Premio Nobel da Paz em 1964. Infelizmente, como uma grande parte da população era racista muitos perseguiam e faziam ameaças, o que ocasionou, em 1968, o seu assassinato. Apesar de ter morrido há alguns anos, ate hoje ele é muito lembrado e referenciado em todo o planeta.

    Pedro Novaes de Andrade 8ªJ

    ResponderExcluir