domingo, 10 de junho de 2012

Feminismo em Gana: King Peggy de Otuam

Peggy Bartels, também conhecida como "Rei Peggy" (King Peggy), é atualmente a Rainha de Otuam, Gana. Ela foi escolhida para ser uma das três mulheres que se tornaram rainhas em Gana, e quando descobriu que machistas apenas a queriam como uma figura, ela disse: "Eles estavam me tratando como se eu fosse uma cidadã de segunda classe porque sou mulher. " Eu disse: Absolutamente não, você não irá fazer isso com uma mulher!" Quando ela encontrou corrupção e a ameaça de desvio de recursos para os fundos reais, declarou: "Eu vou chutar o saco deles tão forte que seus olhos vão saltar!"
Rei Peggy mantém seu trabalho na embaixada de Gana em Washington, D.C. enquanto faz o possível em Otuam, instalando poços para produzir água potáve; aplicando e reforçando leis de encarceramento para lidar com a violência doméstica; repondo os cofres reais, criando impostos na indústria da pesca de Otuam para melhorar a vida na aldeia; e selecionando três mulheres para seu conselho.
"Ninguém tem o direito de dizer 'Você é uma mulher, não pode fazer isso ou aquilo'", ela insiste. "Você pode fazer isso. Esteja preparada para aceitar isso quando a chamada vier."




King Peggy book coverAgora ela está contando sua tragetória de vida em uma autobiografia recém-lançada, "King Peggy: Uma Secretária americana, seu destino Real", e a história inspiradora de como ela mudou uma vila Africana, obra escrita em parceria com Eleanor Herman.

Fonte: Reportagem traduzida para o português da edição Primavera/Verão da revista Ms. Magazine.

Um comentário: