quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Combate ao preconceito racial




A equipe do Evolução África elaborou um texto abordando as iniciativas necessárias para o combate ao preconceito étnico, abrangendo também propostas para a instituição de uma sociedade efetivamente igualitária e democrática.


O combate ao preconceito étnico é uma luta que se estende desde os períodos pós-abolicionistas, envolvendo todos os meios sociais que lutam em pró do reconhecimento de igualdade entre as etnias. As origens de tal problema, assim como a maneira como esse se apresenta no contexto social, são aspectos importantes para a formatação de medidas que  ajudem e anulem tal questão.

O preconceito racial praticado contra os afrodescendentes remonta dos períodos coloniais. Trazidos nos primeiros séculos de colonização pelos portugueses, os africanos chegavam no Brasil para serem empregados no processo de escravidão, o que inicia um conceito de submissão desses povos aos seus “donos”. Aliado a tal conjectura, ainda após a proclamação da Lei Áurea, em 1885, a situação de marginalização sofrida pelos ex-escravos contribuiu para inflacionar o problema inicial do preconceito, o qual permanece até os dias atuais.

A maneira pela qual o preconceito se apresenta no contexto social também não é recente. Seja de forma direta ou indireta pode-se perceber a sua presença no convívio social e no cotidiano. Segundo a análise de pesquisas, a população negra se encontra extremamente marginalizada, dominando nos índices de baixa escolaridade, baixa renda e falta de acesso às condições necessárias de sobrevivência; demonstrando assim a desigualdade acentuada presente no dia-a-dia dessa parcela da população.

Portanto, uma solução para tal questão estaria na implantação de medidas que integrem esse percentual, tais como a ampliação de um programa de bolsas de estudo, a criação de ONGs que valorizem a influência negra na formação cultural e étnica do Brasil, além das propostas de estudo que remontem a história e a cultura africana, relembrando assim a forte influência na cultura brasileira. A igualdade racial será implantada apenas quando houver a conscientização por parte de todos, assim como um esforço geral para mudar a situação.


Grupo 1

Por:Ana Isabella Nascimento nº04
       Andreza Piton nº05

Prof º. Angel Duran

Departamento:Geografia

Um comentário: