sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Conhecendo as raízes



A Equipe do Evolução África recomenda a leiura do seguinte texto como forma de refletir, não apenas sobre as nossa raízes afro-brasileiras, mas sobre o que estamos fazendo para mudar a realidade excludente e etnicamente desigual que ainda caracteriza a sociedade brasileira. Precisamos "descolonizar nossas mentes", portanto, qualquer iniciativa nesse sentido começa a partir da educação e da valorização cultural.


Ainda atualmente se tem uma visão muito estereotipada da formação do continente africano. Tal fato pode ser identificado em situações onde se referem à África como um país, além de geralmente caracterizarem o continente pelas guerras e fome, seguidas de outras palavras-chave que relembram a situação de pobreza e miséria. A visão estereotipada da África é fruto da falta de instrução dessa região, desconsiderando-a como um fator de demasiada, ou até mesmo nenhuma, significância na história do Brasil e na formação do cidadão brasileiro.

O continente africano não se restringe a situações de miséria ou sofrimento. Apesar de ser extremamente caracterizado como palco de extensivas guerras e conflitos, além de ser o continente mais pobre do mundo, a região é intensamente formada por contrastes. Exploração de reservas de minérios e recursos energéticos fósseis que se tornaram interesse de países desenvolvidos; exportações de gêneros agrícolas (commodities); dentre outros fatos demonstram a importância do continente e sua participação no comércio mundial.

No aspecto natural, costuma-se dizer que a vegetação africana é um espelho do clima, já que as paisagens organizam-se e distribuem-se pelo espaço geográfico de forma muito parecida com os tipos climáticos. Partindo do Equador, encontramos a floresta equatorial, que ocupa a parte central do continente, é uma formação densa e diversificada. Em seguida, vêm as savanas, compostas por arbustos e árvores de pequeno porte. Já nos desertos, existem oásis onde se desenvolvem palmáceas, arbustos e gramíneas, e, finalmente, nos extremos do continente, há maquis e garrigues formadas por plantas xerófilas, gramíneas e arbustos. Assim, é possível representar a grande biodiversidade existente na região, bem como sua importância.

Sendo assim, se faz necessário o conhecimento do continente africano como forma de mudar nossos ideais, ”descolonizar nossas mentes”, e tornarmos conheceres de nossa própria história para, dessa forma,  influenciarmos na construção de um futuro melhor para todos.


Por: Ana Isabella Giacomosi

3 comentários:

  1. O blog está bem organizado, com muita informação interessante, imagens e vídeos que chamam a atenção, enfim, vocês estão de parabéns mesmo. Eu já "shared" o blog no meu facebook.
    Pró Bárbara

    ResponderExcluir
  2. A africa possui tamanha influencia no dia a dia dos brasileiros,principalmente no recôncavo baiano que adotou seus curtumes como a própria cultura baiana. capoeira,acarajé,abará e o berimbau são exemplos são exemplos desses alimentos,instrumentos,artes,danças que imigraram para o brasil,sendo assim afro brasileira.
    Tiago Garrido 32

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia podemos perceber muitos traços africanos na cultura brasileira.Essa influencia deve-se ás lutas negras contra a sociedade escravista e a favor da igualdade social, a partir delas, os negros trazidos para o Brasil, nativos da África conseguiram estabelecer sua cultura no Brasil, tornando então a cultura brasileira tão diversificada.

    ResponderExcluir