quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As Máscaras Africanas

As máscaras sempre foram as protagonistas indiscutíveis da arte africana. A crença de que possuíam determinadas virtudes mágicas transformou-as no centro das pesquisas. O fato é que, para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos. Serviam também para identificar os membros de certas sociedades secretas.


A utilização de máscaras em cerimoniais africanos é prática comum há milhares de anos. No passado elas eram usadas em todos os eventos sociais e religiosos. Com menor intensidade, ainda hoje elas são confeccionadas por algumas tribos que preservam está crença e tradição.
Dispensando a idéia de modelos específicos as máscaras eram criadas com total liberdade. Vários eram os materiais usados para sua confecção, marfim, bronze e terracota destacando-se a madeira como material mais usado.
A máscara representava um disfarce místico com o qual se podia absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade como cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos.
Na cultura africana as máscaras são compreendidas como algo que protege quem carrega.

As máscaras são bastante utilizadas em rituais, evocam características e energias dos seres que representam. Para alguns povos, o espírito do elemento representado ali se encarna em quem utiliza a máscara, estabelecendo, naquele momento, uma sagrada relação de participação mística.

Os alunos da 8 série J do colégio Antônio Vieira produziram suas próprias máscaras,atentando para reproduzir a verdadeira identidade africana,veja (e comente) algumas fotos!
Alunas Andreza Piton,Tamara noel e Mariana Actis.

Máscaras produzidas em sala de aula pelos alunos da 8ª J.
Máscaras produzidas em sala de aula pelos alunos da 8ª J.
Alunas Iara Carvalho,Bia Penido e Nathalia Saravy.


Fotos Máscaras africanas e texto retiradas do blog  http://historianovest.blogspot.com.br/2009/02/mascaras-africanas.html


11 comentários:

  1. Adorei as máscaras! Muito bem produzidas e o texto também está bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. As máscaras foram muito bem elaboradas,muito criativas e realmente possuem identidade africana. Muito bom o texto,bem explicado. Parabéns.

    - Nathalia Saravy,n° 23.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a história das máscaras africanas e de como são importantes na composição da cultura africana!Parabéns pelo blog,está show!;)

    M° Gabriela,n° 19


    ResponderExcluir
  4. Fantástico trabalho!
    Sou professora de história e estou pesquisando máscaras africanas para exposição e desfile na semana da consciência negra com meus alunos do 7º e 6º anos. O conteúdo do texto me ajudou a entender mais sobre a história das máscaras para sociedade africana. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. eu gostei de mais arrasaram eu ta bem fiz uma mascara de origem africana

    ResponderExcluir
  6. Qual o povo africano que usa esses modelos e região?

    ResponderExcluir