segunda-feira, 21 de maio de 2012

Entrevista com a escritora Wlamyra Albuquerque

Fizemos uma entrevista com Wlamyra Albuquerque, que é a co-autora do livro “Uma história da cultura afro-brasileira”, o qual foi utilizado como base para o Projeto África da oitava série do Colégio Antônio Vieira. Ao saber disso, a autora ficou muito entusiasmada e se sentiu lisonjeada pela homenagem.
EvooÁfrica: O que lhe motivou a escrever um livro sobre a África?
Entrevistada: “Minha motivação para escrever esse livro se deu devido à diversidade cultural africana e por a mesma ser pouco valorizada em outros países”
EvooÁfrica: Como a senhora obteve tanto conhecimento sobre a África e a paricipação africana na colonização do Brasil?
Entrevistada: “Procurei, ao máximo, ler tudo relacionado ao tema, li muitas biografias e busquei conhecer a cultura dos povos africanos mais de perto”
EvooÁfrica: Quais as influências trazidas da África para o Brasil?
Entrevistada: ”É difícil citar uma só influência, o jeito brasileiro de viver é muito africano, o modo de ser, de pensar e a religião, estas influências são tantas que não conseguimos mais notá-las de tão infiltradas que estão na sociedade brasileira.”
EvooÁfrica: Qual foi o papel assumido pelos povos da África na formação da identidade cultural brasileira?
Entrevistada: ”Não só a África influenciou na formação da identidade cultural brasileira. Países europeus e os indígenas que aqui se encontravam deram uma grande contribuição para que a cultura brasileira se constituísse.”
*Esta entrevista foi adaptada*      
Por: Aline Jambeiro, Bruna Amaral, Rachel Medrado, Maria Gabriela, Bruna Motta.

Um comentário: