quinta-feira, 17 de maio de 2012

Estudo da África



Antes de qualquer estudo sobre os povos africanos,é necessário que se conheça sobre a África, os seus aspectos físicos e culturais. Aqui mostramos um pouco do tão vasto continente e de suas características. Aproveitem!



A África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de mil milhões de pessoas representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes.
A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.




África Física – “As duas Áfricas”
O continente africano é composto por uma grande quantidade de países, no entanto, a divisão da África não ocorre somente entre nações. A África está dividida ou regionalizada conforme a cultura, ou melhor, com a religião praticada em diferentes pontos do continente.

De uma forma simples, a África é regionalizada basicamente em África Setentrional e África Subsaariana. 

 

  • África Setentrional

Corresponde a parte norte do continente africano onde estão situados os seguinte: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Egito. Com população predominantemente árabe,á área encontra-se estrategicamente próximo ao território europeu,tendo contato direto e recebendo grande influência deste continente.

A estrutura física dessa região do continente se baseia em um relevo planáltico como clima predominantemente árido.Possui economia essencialmente agrícola,empregando a maioria da população ativa.

  • África Subsaariana

É a região que contém países africanos situados a o sul do deserto do Saara,também conhecida como África Negra.É uma das regiões mais pobres do mundo,onde estão localizados 33 países que mais sofrem com os problemas originados pelo neocolonialismo(partilha da áfrica),tais como os conflitos étnicos e a instabilidade política.

Possui baixos IDH(expectativa de vida é de 47 anos;nível de alfabetização entre os adultos é de 63% enquanto o de escolaridade é de 44%)

A pluralidade religiosa nessa região do continente é intensa,com presença de mulçumanos,cristãos,judeus,além de crenças tradiconais de cada lugar.Os diversos grupos étnicos contribuem para a riqueza cultural, porém vários conflitos armados são desencadeados por estes.




Influência africana no Brasil
Desde a chegada dos negros no Brasil, houve uma grande influência da cultura africana na nossa maneira de viver em muitas circunstâncias.
Podemos destacar a presença afro-brasileira na nossa língua, de proveniência africana temos as seguintes palavras: cachaça, moleque, quindim, jiló, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba, maxixe, zabumba, acarajé, carimbó, canjica, etc. Também se destacam nomes: Jurema, Iuri, Joaquim, Jusefa, etc. Não podemos nos esquecer da importância que trouxeram na alimentação: paçoca, feijoada, quindim, tapioca, bolo de fubá, acarajé, vacapá, bobó, feijão mulatinho, dendê, inhame e aipim. O Brasil teve uma forte influência da religião africana, tais como a Cacumba, Iemanjá e o Candoblé. O candoblé por exemplo, é uma religião fetichista(mas que sofreu influências do cristianismo), hoje comum no nosso país e que veio originalmente da África.
O racismo e o preconceito têm sua raiz no processo de escravização dos povos africanos pelos europeus. Os escravos eram empregados em praticamente todas as atividades nos três séculos e meio que durou a escravidão em nosso país.
Esse povo sofreu, mas trouxe consigo características que não se perderam com o tempo e permanecem até hoje acumulada na diversidade brasileira.




Curiosidades
A história da África é conhecida no Ocidente por escritos que datam da Antiguidade Clássica. No entanto, vários povos deixaram testemunhos ainda mais antigos das suas civilizações. Para além disso, os mais antigos fósseis de hominídeos, com cerca de cinco milhões de anos, foram encontrados na África, permitindo considerá-la o "berço da humanidade".
O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos. Podem referir-se os estados de Kush e Meroé, ainda no nordeste de África, o primeiro estado do Zimbabwe e o reino do Congo que, aparentemente floresceram entre os séculos X e XV.
A estrutura moderna da África, em termos de divisão entre estados e línguas de trabalho, no entanto, resultou da partilha da África pelas potências coloniais europeias na Conferência de Berlim. Com excepção da Etiópia, que só foi dominada pela Itália durante um curto período, e da Libéria, que foi um estado criado pelos Estados Unidos da América durante o processo de abolição da escravatura, no século XIX, todos os restantes países de África apenas conheceram a sua independência na segunda metade do século XX.
Palenteologia: A África é parte da massa terrestre do Velho Mundo que contém alguns dos mais antigos fósseis proto-humanos conhecidos.Para Charles Darwin, foi o continente que primeiro testemunhou o aparecimento do homem, afirmação mais tarde reforçada por notáveis historiadores, entre os quais Pierre Teilhard de Chardin. Além disso, é à fauna africana que pertencem os dois primatas mais próximos do homem: o gorila e o chimpanzé
Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa.


Fontes:
*Imagens retiradas do Google*.

Nenhum comentário:

Postar um comentário